Egressos

Desde a conclusão da primeira turma em 2013, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar campus Araras formou 187 estudantes. Veja a lista de estudantes formados aqui (.pdf 49,1kB) (até junho de 2022).

Conheça o perfil dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar campus Araras (.pdf 159MB) (até junho de 2022).

Abaixo, seguem dicas deixadas pelos egressos aos atuais estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar campus Araras (textos não editados):

"Recomendaria aos estudantes que iniciem estágios nas áreas de interesse o mais breve possível e se dediquem nas atividades propostas, pois a experiência será muito importante após o término da graduação para a tentativa de ingressar nas escassas oportunidades do mercado de trabalho."

"Aproveitem o máximo cada oportunidade dada pelos docentes, dialogue com eles e façam valer cada disciplina cursada."

"O curso em si é maravilhoso e permite aos estudantes experimentarem várias áreas da Biologia e também atuarem na docência. Fui muito feliz na minha escolha de graduação e não mudaria jamais. Minha dica é aproveitarem ao máximo todas as oportunidades como eventos científicos e também tentarem descobrir cedo com qual área mais se identificam, para poderem se especializar mais."

"Mantenha contato com os docentes"

"O mais importante para quem inicia uma jornada é aproveitá-la, mas você pode absorver ainda mais dela caso você já tenha definido o que você está buscando! Por isso experimente busque descobrir o que te motiva."

"Temo imensa gratidão aos professores que além de contribuir com a minha formação profissional, foram de grande importância pra moldar minha formação humana. Sugiro que os estudantes do curso pensem na ciência e no conhecimento como algo amplo, visto que todas as disciplinas do curso tem sua relevância para nossa formação e devem ser pensadas de forma integrada."

"Alunos, aproveitem todas as oportunidades que a universidade oferece. Façam todos os cursos possíveis, viagens agendadas, projetos apresentados, entre outros. As vivências são essenciais para as suas tomadas de decisões enquanto profissional, e a UFSCar permite elas por meio de diversos caminhos."

"Melhor curso e melhor Universidade desse país. Só tenho a agradecer e meu conselho é viverem a universidade o máximo que puderem, todas as oportunidades que existem realmente valem a pena."

"Algumas dicas para os alunos:

1- Lutem para que a coordenação e/ou órgão(s) responsável(is) invistam em oportunidades para os alunos estagiarem, seja dando aula, seja trabalhando em empresas (privadas e públicas).

2- Lutem para que as disciplinas do curso estejam atualizadas e alinhadas com as necessidades e demandas do mercado de trabalho. As empresas exigem que o novo funcionário já entre na empresa sabendo o que vai fazer (é triste, mas é verdade). Principalmente para quem trabalha na área de biotecnologia e genética, as tecnologias mudam muito rápido. Novos equipamentos são inseridos no mercado e novas técnicas surgem, e as empresas já esperam que os alunos dominem-as. Insistam para que os professores se atualizem constantemente e passem esse conhecimento para os alunos. E não fiquem apenas na teoria. Lutem para que o curso possibilite os alunos a fazer estágios nas áreas que exigem essas novas técnicas. Eu não sei se isso acontece atualmente em Araras, mas por exemplo, em São Carlos, os professores vivem numa bolha onde a pesquisa que eles conduzem nos seus laboratórios é o conteúdo mais importante que deve ser passado aos alunos. Com isso, eles se acomodam e não atualizam seus conteúdos, além de não incentivar seus alunos a estagiarem fora. A própria grade curricular impossibilita e/ou atrapalha o aluno para que ele não faça estágio fora dos departamentos internos do Centro de Ciências Biológicas e Saúde.

3- Mantenham-se atualizados com as demandas do mercado. E não é só pesquisar no Google; conversem com funcionários de empresas e/ou escolas relacionadas com a área específica que você deseja seguir, metam a cara, pesquisem a fundo. Aqui vai uma verdade nua e crua: O mercado está c@g@ndo (e me desculpem o teor da palavra) para o fato de você ter um diploma, para o fato de você ter se formado em uma universidade conceituada ou não, se você participou de grupos estudantis ou não, se vc se formou em biologia ou engenharia ou agronomia, etc.; ela só quer saber qual a experiência que você tem que vai te tornar um funcionário completo e pela qual ela pode te contratar sem ter que investir em treinamento. Embora não sejam todas, as empresas já esperam que o aluno saiam prontos da Universidade, o que não é o que acontece em 99% das universidades no Brasil.

4- Não adianta você ser bom no que faz; você tem que convencer os outros de que você é bom no que faz (e muitas vezes, melhor do que todos à sua volta). Invistam pesado em cursos de oratória, inteligência emocional e principalmente o inglês (e de preferência também uma terceira língua).

5- Infelizmente, na maioria das vezes, não adianta você ser bom no que faz, falar bem, ser emocionalmente centrado e ter um currículo que brilha no escuro. Muitas vezes você precisa ter as costas quentes (vulgo indicação) dentro do lugar. Cerque-se de pessoas que trabalham e/ou estudam na sua área. Mas, importante: faça contatos genuínos, ou seja, não se aproxime dessas pessoas por simples e puro interesse (aí está outra gigante importância dos estágios). Conheça o máximo de gente possível que você puder, seja da sua área ou não.

6- Invista tempo e esforço no seu LinkedIn. Se você não tem, já mais do que passou da hora de fazer um perfil lá. Ali você vai ganhar credibilidade no que faz (ou no que quer fazer), e também fazer contatos.

7- Talvez a mais importante, não feche seus olhos para trabalhos em outras áreas e para aprender coisas novas. Hoje em dia, quanto mais interdisciplinar for o profissional, mas portas se abrem para ele. Tecnicamente, eu não trabalho diretamente na minha área, mas crio conteúdo sobre agricultura, o que está diretamente relacionada à minha formação. Portanto, deixe o orgulho e o preconceito de lado, mas claro, sem subverter os seus valores.

8- Se puderem, vá para fora do Brasil, nem que seja por um período curto. Experiências diferentes chamam a atenção das pessoas, e você com certeza será lembrado (Além de servir como prova incontestável do seu conhecimento em uma língua estrangeira, dependendo do caso).

9- Se quiserem prestar concurso, já vá atrás de estudarem agora. Eles são muito concorridos, e na maioria das vezes, exigem conhecimento sobre as legislações brasileiras sobre a área em que você está se candidatando. Ah, e principalmente a Constituição.

10- E, por último, TENHA PACIÊNCIA =) . A grande maioria de vocês são jovens, e vão tropeçar em muita pedra até conseguirem se encontrar profissionalmente. Pode ser que você mude de área, e está tudo bem! Lembre-se de sempre manter a humildade de saber que todos somos substituíveis e que talvez você não consiga se encaixar na sua área de cara, mas nunca pare de continuar se descobrindo e se conhecendo aos poucos, e busque ajuda sempre que necessário."

"Acredito que a UFSCar Araras proporciona uma formação ampla e de qualidade, preparando os estudantes para o mercado de trabalho e para a vida. Aconselho aos interessados em atuar na rede pública de ensino que busquem mais informações em relação a atribuição de aulas e funcionamento burocrático das instituições públicas de ensino , façam conexões com os professores já atuantes, verifiquem e complementem diferentes cargas horários no curso para que possam ministrar diferentes disciplinas, como Química, Física e Matemática. E, mais importante, nunca percam a fé no mundo e nas pessoas, é um passo importante para atuar como professor."

"O curso de Ciências Biológicas da UFSCar Araras é muito bom, docentes super qualificados, técnicos-administrativos e técnicos de laboratório responsáveis e comprometidos. Aos alunos ingressantes, eu desejo que tenham muito sucesso na trajetória, aproveitem as oportunidades, procurem parcerias, dediquem-se e colham bons frutos."