Pé de Meia, do Governo Federal, chega ao Ensino Superior, para apoio a estudantes de Licenciatura
Depois de lançado, no ano passado, para dar apoio financeiro a estudantes do Ensino Médio, o Pé de Meia chega ao ambiente universitário. Concebida para estimular o ingresso de jovens na carreira docente da Educação Básica, esta nova fase do programa oferece apoio financeiro para estudantes que obtiveram alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que ingressaram em cursos de Licenciatura presenciais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou com apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A aposta do projeto, chamado Pé de Meia Licenciaturas, é reverter o quadro de desinteresse em relação à carreira docente no Ensino Básico. Pesquisa realizada pelo Inep, em 2022, indicou um "apagão", dadas as vagas não preenchidas em vestibulares e o total de formandos que, de fato, exercem a profissão - apenas um terço dos concluintes de licenciaturas, entre 2010 e 2021, eram professores em 2022.
Os benefícios financeiros são: a) bolsa mensal de R$ 700,00; e incentivo à docência no valor mensal de R$ 350,00, na modalidade de poupança, que poderá ser resgatada após a conclusão do curso, caso o estudante se torne professor da rede pública de Educação Básica.
O cadastramento de currículos e a pré-inscrição de pessoas interessadas devem ser feitos na Plataforma Freire, sistema da Capes destinado à formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica. O período de submissão é de 17/2 a 30/3/2025. O resultado da chamada será divulgado no dia 14 de abril deste ano.
Mais informações no site da Capes.