Vigilância epidemiológica atualiza protocolo de notificações de situações de Covid-19

Devido ao crescimento dos casos de Covid-19 e para otimizar o atendimento à comunidade universitária, a equipe de Vigilância Epidemiológica da UFSCar atualizou a forma de notificação dos casos de Covid-19.
Para as pessoas com sintomas de síndrome gripal, a notificação continua sendo realizada pelo aplicativo Guardiões da Saúde, ao informar diariamente seu estado de saúde.
As pessoas que não estão com sintomas de síndrome gripal, mas testaram positivo para Covid-19, e as pessoas que tiveram contato com pessoas com síndrome gripal ou teste positivo para a Covid-19 agora devem informar a equipe de vigilância pelo formulário de notificação de situação relacionada à Covid-19 na UFSCar. O formulário está disponível na página do Vencendo a Covid-19, no banner localizado na home do portal.
É fundamental destacar que o informe do estado de saúde da comunidade universitária deve ser feito diariamente pelo aplicativo Guardiões da Saúde e que as notificações devem ser feitas imediatamente à equipe de vigilância, conforme o caso e o protocolo descrito, para que a equipe possa entrar em contato, iniciar o monitoramento e realizar as orientações de saúde.
A saúde coletiva é responsabilidade de todas as pessoas. Siga as recomendações de biossegurança contra a Covid-19: usar corretamente a máscara, higienizar frequentemente as mãos, manter o distanciamento físico sempre que possível, e estar com o esquema vacinal completo  e atualizado, de acordo com a vacina recebida. Caso esteja doente ou com qualquer sintoma respiratório, use máscara sempre que sair de casa, nos espaços fechados e abertos inclusive.