E-mail institucional e acesso à internet

O e-mail institucional é o canal oficial de comunicação da comunidade UFSCar e permite o acesso a diversos serviços do G Suite. Portanto, é de extrema importância que os estudantes utilizem exclusivamente seu e-mail institucional nas atividades acadêmicas. Para solicitar o e-mail institucional, é necessário o número UFSCar. Obtenha seu número UFSCar aqui (link externo). Depois, solicite seu e-mail institucional seguindo as instruções disponíveis aqui (link externo). Por último, acesse o SIGA (link externo) e cadastre seu e-mail institucional.

O acesso à internet na UFSCar dá-se via Eduroam (education roaming), que é uma rede sem fio internacional disponível na universidade e em diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo. Basta configurá-la uma única vez e você terá acesso à internet em todas as localidades cobertas pelo serviço. Os procedimentos para configuração do acesso à rede Eduroam encontram-se aqui (link externo)Por questões de segurança, é importante que sejam seguidas as instruções da Secretaria Geral de Informática da UFSCar (SIn) para acesso à rede. A configuração dos dispositivos sem o uso do instalador oficial pode tornar as senhas dos usuários mais suscetíveis a ataques. Lembre-se de que a UFSCar adota uma senha única para acesso à rede e para os sistemas acadêmicos e administrativos, portanto, o vazamento da sua senha pode ter consequências drásticas. Em caso de dificuldades na configuração, a equipe técnica da SIn está disponível para auxiliar os usuários de forma presencial, em cada campus da UFSCar.